SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
SELECTUS - O diário do Leite – Um Conjunto de Editoriais, quais:
ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA
Abras quer reduzir o custo total das transações com vale-alimentação de 15% para apenas 0,7% e promete repassar diferença para o preço dos alimentos
A Abras, que representa as empresas de varejo alimentar, voltou à carga contra os custos de transação nas compras pagas com vale-alimentação. A inflação dos alimentos se tornou uma das grandes preocupações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que foi um dos principais fatores para que o IPCA (Índice Nacional de Preços do Consumidor – Amplo) fechasse 2024 com alta acumulada de 4,83% e estourasse o teto da meta de inflação de 4,5%. Nesta segunda-feira 3, a associação divulgou doze propostas para reduzir as taxas cobradas pelas operadoras de vale-alimentação.
A principal queixa da entidade é que os custos de transação chegam a 15%, quando somadas todas as taxas (transação, administração, adesão e antecipação de pagamentos). Além disso, o prazo médio de repasse do dinheiro é de 40 dias. Nesse ínterim, os recursos destinados aos varejistas são aplicados no mercado financeiro pelas operadoras, que lucram com o chamado floating – o jargão dos financistas para o prazo em que o dinheiro já saiu do bolso do devedor (isto é, dos beneficiários do vale-alimentação), mas ainda não chegou ao bolso do credor (as varejistas).
Acesse aqui a matéria na íntegra