Terra Viva

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


A Língua Azul e a seca reduzem a produção de leite na Europa

ESPECIAIS

16 de setembro de 2024
Fonte: Usda – Tradução livre: Terra Viva | Foto de capa: Terra Viva

A captação semanal de leite na Europa Ocidental continua perdendo volume, e o nível dos componentes está abaixo dos padrões típicos para este período da estação. A disseminação da língua azul tem causado um impacto significativo na produção de leite


A doença viral, que contamina ruminantes domésticos e selvagens, é transmitida por mosquitos e tem alta taxa de mortalidade em ovinos. Embora menos letal para bovinos, as vacas leiteiras infectadas passam a ter problemas de saúde e de fertilidade que levam à redução da produção de leite por cerca de 2 a 3 meses. Em alguns casos, os produtores preferem enviar os animais para o abate, do que esperar um restabelecimento total.  

A doença não constitui uma ameaça à saúde humana ou à segurança alimentar. Em partes do Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos e Alemanha, onde os focos da doença estão presentes, foram criados cordões sanitários, onde a movimentação do rebanho e de material genético é limitada.

As vacinas contra a doença estão disponíveis desde o final de abril de 2024, mas, até o momento, existem dúvidas em relação à sua eficácia. Além do mais, as taxas de inoculação dos bovinos são muito menores do que as de ovelhas. Os agricultores esperam que um inverno mais frio do que a média possa ser o melhor tratamento, eliminando os mosquitos e prevenindo a doença.

Acesse aqui a matéria na íntegra

 

 

 

Cadastro TerraViva

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Publicidade
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com