Indústria 4.0 nos laticínios

Entrevistas

27 de abril de 2021
Fonte: Terra Viva | Foto de capa: Assesoria de Imprensa SIG

Soluções inteligentes - A empresa SIG, especializada em envase e embalagens cartonadas, já possui seis clientes na América do Sul com uma solução tecnológica inovadora e bastante eficaz: Suporte Remoto. 



Com o desenvolvimento da indústria 4.0 no país, acelerado pela pandemia, as empresas buscam soluções inovadoras, competitivas, de baixo custo e que poupem tempo, para que seja utilizado em outras estratégias mais complexas, por exemplo.

Pensando nisso que a SIG desenvolveu uma solução baseada em Remote Service, um sistema de monitoramento remoto utilizando smart glasses para a manutenção das máquinas de envase nos clientes SIG, poupando custos de deslocamento com um técnico e podendo reduzir o tempo de atendimento de horas para apenas alguns minutos, além de possibilitar uma maior assertividade nas soluções dos problemas.

O Smart Glasses possibilita que um técnico da SIG, remotamente, tenha acesso a todo o sistema das máquinas que o funcionário está operando e, ao mesmo tempo, possa dar uma solução assertiva a possíveis problemas ou até mesmo sugerir correções preventivas ao cliente sem a necessidade de deslocamento até a fábrica.

Funcionário utilizando o Smart Glass desenvolvido pela SIG. Com o óculos é possível que o técnico da SIG acesse remotamente todo o sistema do maquinário. Imagem: Divulgação/SIG

Para conhecer melhor sobre esta solução, nós falamos com o Arthur Silva, Gerente de Assistência Técnica da SIG, que nos explicou melhor sobre esta tecnologia e como ela pode ser aplicada em laticínios.

Terra Viva: A SIG é uma empresa especializada em envase e embalagens cartonadas, além de oferecer soluções inovadoras e tecnológicas para operar fábricas. Dito isto, você poderia nos explicar o que é e como funciona esta solução do Remote Service utilizando smart glasses desenvolvida pela SIG?

Arthur Silva: Trata-se de uma solução de atendimento remoto, onde é possível fazer diagnósticos e correções em toda a linha de envase mesmo a distância. Por meio do smart glasses, o nosso cliente consegue mostrar ao técnico SIG de maneira remota todo o equipamento, dessa maneira a nossa equipe de atendimento consegue acessar o sistema da máquina online, o que garante um atendimento mais assertivo. Evitando a necessidade de uma viagem, tempo de deslocamento e máquina parada. Reduzindo consideravelmente os custos para o nosso cliente.

 

Terra Viva: Esta ferramenta tem uma gama de utilizações e finalidades. Existe um case que poderiam exemplificar como estão funcionando essa ferramenta?

Arthur Silva: Ela está sendo utilizada para garantir manutenções preventivas e redução de tempo de parada de máquina. Esse sistema permite que os clientes SIG tenham acesso rápido a técnicos especializados da SIG, sem a necessidade de tempo de deslocamento, que, por conta da distância, por exemplo, de quase 2 mil km entre as empresas, seria muito grande, além dos custos de manutenção que são menores. Essa solução possibilita que os clientes continuem tendo uma maior produtividade de suas máquinas e um baixo índice de perdas, já que consegue resolver possíveis problemas remotamente e com um custo bem mais em conta.

 

Terra Viva: Soluções tecnológicas para resolução de problemas de forma rápida, com baixo custo e que possam gerar maior competitividade estão em alta na busca das empresas. Principalmente no setor lácteo, em que tempo é fundamental tanto na qualidade quanto no processamento do produto, no caso o leite. Qual a vantagem da utilização dos smart glasses em empresas de laticínios?

Arthur Silva: O objetivo da solução é garantir que a máquina fique o menor tempo possível parada, já que através desse sistema o atendimento é imediato, sem a necessidade de deslocamento do técnico. Essa solução foi desenvolvida com o objetivo de trazer mais comodidade e evitar diversos custos aos clientes SIG, para se ter uma ideia, prejuízo de uma máquina parada aguardando manutenção, pode chegar a mais de 1 milhão de reais.

 

Terra Viva: Cada vez mais vemos o desenvolvimento da indústria 4.0 no país, principalmente no último ano com a pandemia do Covid-19, que fez com que houvesse uma mudança na forma de agir das indústrias procurando soluções inovadoras e tecnológicas. Como esta solução contribui para o desenvolvimento da tecnologia no país?

Arthur Silva: Com a pandemia, a digitalização das indústrias que já havia começado passou a ser primordial, já que em vários momentos as empresas tiveram que trabalhar com equipes reduzidas e com processos de segurança redobrados. As indústrias de alimentos tiveram um papel fundamental nos piores momentos da pandemia, garantir o alimento na mesa do consumidor nunca foi tão importante, ainda mais o leite, produto que garante nutrientes necessários para uma dieta tanto para crianças quanto para adultos e idosos, além de ser uma alimento democrático e necessário em todas as classes sociais.

O Remote Service possibilitou que o atendimento não fosse prejudicado mesmo com as restrições de deslocamento dentro do país, em aeroportos e nos próprios clientes. Evitando aglomerações e contaminações tanto de nossos técnicos, quanto dos nossos clientes.

Além do Remote Service, a SIG conta também com o PAC.TRUST, uma solução de rastreabilidade ponta a ponta, que garante a automatização dentro das plantas de nossos clientes, dando visibilidade e transparência de todo o seu processo produtivo, além de levar informações dos produtos até o consumidor final. Está no DNA da SIG buscar as melhores soluções e inovações para facilitar a vida de nossos clientes e de seus consumidores.

 

Terra Viva: Para finalizar, você poderia nos dar um exemplo de atuação na prática da tecnologia dos Smart Glasses e seus benefícios?

Arthur Silva: Na Lacbom por exemplo, por ser um cliente localizado em Araputanga (MT), que está há mais de 300 km do aeroporto de Cuiabá, o atendimento remoto garante um atendimento imediato. Antes da solução, no caso de algum problema técnico, a SIG precisaria deslocar um especialista até a planta industrial do cliente. Se o técnico estiver em São Paulo, por exemplo, é necessário esperar a disponibilidade de passagem aérea, tempo de voo e todo o deslocamento terrestre. O que pode levar horas e até mesmo dias. Nesse período existe um grande risco de a linha ficar parada, o que pode trazer um grande prejuízo para a companhia. Com a solução, basta o cliente entrar em contato pelo nosso atendimento que o técnico especialista estará a disposição para atendimento imediato.

*Arthur Silva - possui MBA em Gestão Estratégica e de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, é Bacharelado pela Universidade de Brasília em Engenharia Mecânica e já cursou non-degree International em Engenharia Mecânica pela Iowa State University Ames, IA. Atualmente, é Gerente de Assistência Técnica da SIG.

 

A SIG trabalha em parceria com seus clientes para levar produtos alimentícios aos consumidores de todo o mundo de uma forma segura, sustentável e acessível. Suas tecnologias permitem oferecer aos clientes uma gama completa de embalagens, máquinas de envase flexíveis e soluções para operar fábricas mais inteligentes, tudo para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores.

Para saber mais sobre esta solução e outros serviços acesse o site da SIG: https://www.sig.biz/pt